Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / História da Câmara

História da Câmara

por pag publicado 15/02/2016 10h30, última modificação 19/05/2017 20h55
Texto sobre a história da Casa Legislativa, desde sua criação.

A História da Câmara Municipal de Paranaiguara inicia sua trajetória em de 31 de janeiro de 1955 (na época Mateira), quando, junto ao salão do prédio destinado ao fórum do município foi realizado a Primeira Sessão da Câmara Municipal de Paranaiguara. Nesta Sessão, foram empossados, o Prefeito e os Vereadores eleitos em 03-10-1954 ( Primeira eleição do Executivo e Legislativo no Município) e também, eleita e empossada a Mesa Diretora.

Com a emancipação do município de Paranaiguara coube ao Sr. Andyara Bittencourt a honra de ser 1º Presidente desta casa – período de 31/01/1955 a 15/03/1955. Genro do 1º Prefeito eleito, Sr. Oscar José Bernardes, foi o vereador com maior de votos. Por longos anos foi titular do Cartório do 1º Ofício. Posteriormente, foi Prefeito Municipal realizando uma grande administração. 

Joaquim de Paula de Oliveira – assumiu a Presidência da Câmara no lugar do Sr. Andyara, foi Prefeito Municipal e fez o primeiro calçamento das ruas da antiga Mateira. 

Francisco Pallazzo – também genro do Sr. Oscar Bernardes. Coletor Estadual. Foi o Vereador que mais vezes esteve na Presidência da Câmara Municipal, três mandatos, incontestável prova de sua liderança entre o povo e os vereadores. Notável homem público e de grande poder mediador entre as lideranças políticas de Paranaiguara. 

Belmiro Soares Ferreira – comerciante proprietário de uma pensão, assumiu a Presidência da Câmara Municipal por sete meses. Foi posteriormente eleito Prefeito Municipal de Paranaiguara. De sua administração ficou um das marcas mais importantes para a história da cidade, pois com a orientação do Primeiro Juiz de Direito, Dr. Antomílio Borges dos Santos, fundou o Colégio Estadual Belmiro Soares, que honrosamente leva o seu nome. 

Marino Ruvieri – na antiga Mateira foi comerciante de combustível. Era proprietário de um posto de gasolina. Ocupou a Presidência da Câmara Municipal no período de 10/08/1960 a 15/01/1961.

Elias Miguel Salomão – fazendeiro. Eleito Vereador, assumiu a Presidência e posteriormente foi eleito Prefeito Municipal. 

Dário de Oliveira Lima – comerciante de renome, presidiu a Câmara Municipal no período de 03/02/1969 a 30/01/1971. Foi vereador por quatro mandatos. 

Roseno Resende – genro do Sr. Andyara Bittencourt. Foi Professor durante alguns anos no Colégio Belmiro Soares e titular do Cartório do 1º Ofício. Eleito Vereador assumiu a Presidência no período 01/02/71 a 07/11/72. 

Aldo dos Santos Pimenta – formado em contabilidade no colégio comercial Apóstolo São Paulo desta cidade. Foi Presidente da Câmara por dois meses.

José Gomes da Silva – Funcionário Municipal nos Governos Municipais de Ênio Tibúrcio e Cícero Gonçalves. Esteve a frente da Presidência da Câmara Municipal por dois anos.

Alício Santana da Silva – filho do Sr. João Santana da Silva, um dos fundadores de Paranaiguara. Por dois anos esteve na Presidência da Câmara Municipal – período de 01/02/77 a 31/01/79. 

João Vieira Brandão filho – foi Professor no Colégio Belmiro Soares. Por dois anos foi Presidente da Câmara Municipal. José Soares da Silva – ex-funcionário da Prefeitura Municipal, foi Vereador e se elegeu Presidente no período de 02/02/81 a 31/01/83.

Antônio Paulino de Araújo – foi comerciante por longos anos, tanto em São Simão quanto em Paranaiguara. Foi eleito duas vezes Vereador. Assumiu a Presidência da Câmara Municipal de 1983 a 1985, criador da festa mais tradicional de nosso município, a Festa da Liberdade. 

Maurílio Pereira do Nascimento – Funcionário Público Estadual, assumiu a Presidência da Câmara Municipal por dois anos. Foi vereador por quatro mandatos. Foi Prefeito e Vice-Prefeito do Município.

Edmar Francisco Soares da Silva – Contabilista e Advogado, participou na elaboração da Lei Orgânica do Município. Foi criador da Bandeira e Brasão do Município. Presidiu a Câmara Municipal por quase dois anos.

Natalino Domingues de Almeida – foi presidente desta casa de leis durante a elaboração da Lei Orgânica do Município, no período de 1989 a 1991.

Walter Soares Ferreira – farmacêutico conceituado nesta cidade. Filho do ex–Vereador e Prefeito Belmiro Soares, foi eleito vereador por dois mandatos. Participou da elaboração da Lei Orgânica do Município. Foi Presidente da Câmara Municipal de Janeiro de 91 a dezembro de 92.

Pedro Ottoni Soriano – Funcionário Público Municipal, filho do ex-vereador Jair Soriano, foi eleito vereador e assumiu a Presidência da Câmara em janeiro de 1993 a dezembro de 1994. Foi Relator Geral da Lei Orgânica do Município. 

Adalberto dos Santos Amorim – Presidiu esta Casa de Leis no período de janeiro de 95 a dezembro de 96 e de janeiro de 2001 a dezembro de 2002. Foi Prefeito e Vice-Prefeito do Município. Obteve três mandatos como vereador. 

Wisley de Andrade Ribeiro, assessor jurídico da Câmara – neto da senhora Elvira Farias – uma das fundadoras desta cidade. Foi vereador por dois mandatos. Presidiu esta Casa de Leis no período de janeiro de 97 a dezembro 98.

Divoene Soares Queluz dos Santos. Única mulher eleita Presidente da Câmara. Foi vereadora por dois mandatos. Presidiu a Câmara nos períodos de janeiro de 1999 a dezembro de 2000 e janeiro de 2003 a dezembro 2004. 

Leandro Ribeiro da Silva. Advogado. Foi vereador por dois mandatos. Presidiu a Câmara no período de janeiro de 2005 a dezembro de 2006. 

Argemiro Dionísio de Santana Filho. Sargento da PM, foi presidente da Câmara no período de janeiro de 2007 a dezembro de 2008. 

Ruitter Nunes Fontinelle. Funcionário Público Municipal. Foi vereador por dois mandatos. Presidiu a Câmara no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2010. 

Gilberto Carlos de Deus. Mecânico. Foi vereador por três mandatos. Presidiu a Câmara de 1 de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2012.

Ricardo Arantes Costa Valadão. Funcionário Público Municipal. Vereador por 2 mandatos. Presidiu a Câmara de 01 de Janeiro a 31 dezembro de 2014.

José Carlos Barbosa. Sargento reformado da PM. Empresário na Área de Segurança. Foi Presidente da Câmara Municipal de Janeiro de 2015 a dezembro de 2016. Desde a sua criação até o presente são 34 presidentes que tiveram mandatos no Poder Legislativo de Paranaiguara.

Veja a Galeria de Presidentes.

Mídias Sociais
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo