Você está aqui: Página Inicial / Orçamento Público / Entendendo o Orçamento Municipal

Entendendo o Orçamento Municipal

por pag publicado 11/02/2016 15h40, última modificação 02/03/2016 10h16

É através do orçamento municipal que as prioridades escolhidas pelos cidadãos no momento do voto são transformadas em ações concretas da prefeitura na prestação dos serviços essenciais à população Paranaiguarense. São elaboradas metas que são perseguidas insistentemente pela administração municipal para que tenhamos uma cidade cada vez melhor.

O orçamento é dividido em três peças de planejamento: o PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual), como você pode conferir mais abaixo. Neles estão contidas as previsões de receita e fixação das despesas com cada uma das atividades governamentais, que devem ser sempre comprometidas com a ética e a eficiência na utilização dos recursos públicos.

Como se tratam de leis municipais, todo o planejamento orçamentário deve ser encaminhado para a aprovação da câmara de vereadores. Mas você tem todo o direito de participar das discussões orçamentárias da nossa cidade, principalmente através da sociedade civil organizada e audiências públicas.

Mídias Sociais
Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo